quinta-feira, 2 de agosto de 2012


Anvisa recua e permite venda de remédios em gôndolas 

E qual o problema nisso??

Há dias a Anvisa decidiu que não manterá mais os medicamentos de venda livre dentro do balcão. As críticas estão pesadas, Dirceu Barbando terá que se explicar no Senado, é quase um fim do mundo...
Bem...vamos lá! Ano passado estava em uma farmácia em Maceió procurando algo para a garganta, que estava "arranhando". Achei muito interessante a farmácia: tinha uma salinha para atenção farmacêutica, e os medicamentos estavam realmente dentro do balcão. "Que legal", pensei. Mas despensei rápido. Porque me senti uma impotente para dizer o que eu queria! Nunca lembro dos nomes comerciais, reconheço meus produtos preferidos pelo visual. Gosto de tocar e ler o rótulo, saber a procedência, o laboratório, a composição...tive que me contentar, muito a contragosto, com o que o balconista achou que eu precisava e devia comprar. Não conseguia ver os produtos. Muitos medicamentos para serem vistos de um pequeno balcão...! Desisti...
E isto porque sou farmacêutica! 

Tolhida, castrada...sem poder de compra, à mercê de gueutas e manipulações!!!Socorro!
Por isso aplaudo a Anvisa! Hipocrisia achar que manter os medicamentos dentro do balcão vai promover o uso racional de medicamentos. 
Definitivamente não é fazendo os consumidores ficarem no balcão espremidos para tentarem escolher os produtos de sua preferência e preço que teremos segurança no uso de medicamentos!

Colegas farmacêuticos, saiam de trás dos balcões! Interajam com os consumidores no salão! Sejam acessíveis, abordem, perguntem, orientem, aproximem-se ... mostrem o que podem proporcionar aos pacientes ! Não vai existir lei que obrigue um farmacêutico a prestar assistência farmacêutica se ele não estiver lá, atuante. Querer é fazer. 

Os pacientes agradecem e eu agradeço à Anvisa!

Michele 

Um comentário:

Leandro Moraes disse...

Muito bom texto Dra Michele. Como vc já sabe atuo à muitos anos na área comercial (Drogarias e Farmácias) e realmente por os medicamentos não tarjados dentro do balcão só ajuda o "mau" comercio farmacêutico a se proliferar, com suas "gueltas" e produtos "incentivados". O correto, mesmo não sendo sempre possível, é o Farmacêutico sair de suas salinhas ou balcões e estar mais próximo aos clientes, e por experiência própria aprendemos muito mais como profissionais de saúde estando no meio dos salões de vendas das Farmácias e Drogarias, auxiliando, observando e dando assistência!